A IMPORTÂNCIA DO DRT
Todo ator, para participar como profissional em trabalhos de TV, cinema, teatro e espetáculos, precisa do registro profissional de ator, um documento conhecido como DRT. O DRT é o número do registro do ator na Delegacia Regional do Trabalho, virou uma gíria entre os atores usar as siglas DRT mas a que se referem é ao número do RP (registro profissional) e só com este número o ator tem autorização para ser contratado como profissional em trabalhos.
Caso não tenha o DRT, o ator não pode ser contratado para nenhum trabalho como profissional, só tendo autorização para trabalhar como amador. Amadores não podem trabalhar na TV como atores, e sim apenas como figurantes, ganhando cachês muito mais baixos e em papéis sem fala, interpretando personagens de segundo plano. Da mesma forma, em publicidade, cinema e teatro, o ator amador geralmente não é aceito, e quando aceito, recebe cachês mais baixos que o profissional, e desempenha papéis secundários.
As formas de se obter o DRT são: cursar uma faculdade de Artes Cênicas, reconhecida pelo MEC, que dura cerca de 3 anos ou juntar vários cursos livres e trabalhos efetivos em teatro, cinema (que aceitem amadores) e só munidos das documentações necessárias ir até o SATED Regional de seu Estado para uma avaliação de seus materiais e um exame para a comprovação da capacitação profissional. Este exame, normalmente é realizado por uma banca do SATED em 3 dias, onde acontecem palestras sobre teoria teatral, ética profissional e provas de corpo, voz, improvisação e interpretação cênica. Após esse exame, a banca decide se o ator está apto para conseguir seu registro profissional. Há dois tipos de R.P, o provisório, que tem duração anual e o definitivo que não tem prazo para expirar. Caso o ator receba o registro provisório, ele poderá trabalhar profissionalmente por um ano e conseguirá seu definitivo mediante a apresentação dos comprovantes de mais de 3 trabalhos profissionais durante aquele ano. Caso contrário ele perde o registro provisório.
O DRT não garante trabalho ao ator, assim como o registro da OAB não garante trabalho ao Advogado, mas só com ele, não adianta nem tentar sem, o ator pode participar dos testes nas televisões, em importantes produções cinematográficas e grandes companhias teatrais. Somente com ele o ator poderá ser remunerado corretamente de acordo com seu piso salarial. Portanto o DRT é de extrema importância a quem encara essa arte como carreira.
ee mariana azze queria participar e o meu sonho de ser uma modelo mais minha mae nao tem tempo de ir aee eu gostaria tanto de ser uma modelo! sou uam menina magra!
ResponderExcluiroi maria azze eu sou uam menina aque queria realizar meu sonhop de ser uam modelo e atrz a rainne participa aee sou colega dela eu queria participar me adc no msn muito obrigada helemtp@hotmail.com
ResponderExcluirOk ,existem agencias de atrizes na qual sejam diferentes? Estou dizneob, agencias de " atores" que preparam o ator ? Que tenham cursos bons ?
ResponderExcluir